Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretaria de Saúde esclarece que não houve aumento na demanda da UPA durante ponto facultativo: depois de polêmica, pasta garante troca do ar condicionado da Sala Vermelha

30/12/2025

Segue repercutindo nas redes sociais desde a última sexta-feira (26), a demora nos atendimentos na UPA, após relatos de sobrecarga da Unidade no dia 26 de dezembro. As reclamações ganharam força principalmente por conta do ponto facultativo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que teria contribuído para o aumento da procura pelo pronto atendimento e para a formação de longas filas de espera.

Nossa reportagem esteve no local e conversou com usuários que aguardavam para serem chamados. Segundo os relatos, o tempo de espera chegou a variar entre três e quatro horas pelo menos.

Usuários 

Durante a movimentação na unidade, o vereador Dinei Calha esteve presente na UPA e voltou a defender a necessidade de que os postos de saúde não sejam incluídos em pontos facultativos. De acordo com o parlamentar, a medida acaba concentrando a demanda na UPA, sobrecarregando a equipe e prejudicando o atendimento à população.

Dinei Calha 

O vereador também chamou a atenção para problemas estruturais na unidade, entre eles a falta de funcionamento do ar-condicionado na Sala Vermelha, espaço destinado ao atendimento de casos mais graves. 

Segundo Dinei Calha, o equipamento estragado comprometeria as condições de trabalho dos profissionais de saúde e o conforto e segurança dos pacientes em estado mais delicado.

Dinei Calha 

O Jornal da Manhã procurou a Secretaria Municipal de Saúde, que informou em nota que o sistema de ar-condicionado da Sala Vermelha necessita de substituição e que o processo de aquisição de um novo equipamento já está em andamento, em caráter de urgência, por meio de procedimentos legais. 

Como medida provisória, na quinta-feira um aparelho remanejado de outro setor será instalado para melhorar as condições de atendimento. 

A Secretaria informou que na sexta-feira (26), foram registrados 326 atendimentos na UPA, número superior apenas aos dias 24 e 25 de dezembro, mas ainda abaixo da média diária de 332 atendimentos registrada entre janeiro e outubro de 2025. 

Apesar do tempo de espera acima do habitual, todos os pacientes foram atendidos. A pasta explicou que, excepcionalmente, não foi possível contratar plantonistas extras, já que os profissionais cadastrados estavam fora do município, e ressaltou que todas as ações seguem critérios técnicos, legais e administrativos, pautados pela transparência e pelo interesse público.

Confira a nota na íntegra da Prefeitura Municipal de Pará de Minas 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis