Bancos privados e o varejo lojista lideraram as reclamações chegadas ao Procon de Pará de Minas nos últimos meses. A informação foi confirmada pela advogada Jenifer Silva Morais, que está à frente dos atendimentos.
De acordo com o levantamento feito pelo órgão, as maiores reclamações do segmento financeiro estão ligadas aos cartões de crédito, empréstimos consignados e associações de aposentados.
O Procon também tem recebido um volume maior de cidadãos, principalmente idosos, que procuram o órgão para denunciar golpes financeiros dos quais são vítimas. Daí a orientação para que eles fiquem atentos às ligações telefônicas e às mensagens de SMS ou WhatsApp recebidas pelos idosos.
Quanto às reclamações relacionadas às lojas físicas, os consumidores se queixaram muito da dificuldade de trocar mercadoria com defeito:
Outro ponto de insatisfação popular chegado ao Procon é sobre a quitação antecipada de prestações:
Jenifer Morais reafirma que o Procon está sempre de portas abertas para os consumidores, inclusive, eles podem fazer consultas antes mesmo de realizar as compras ou contrair empréstimos.
Já em âmbito estadual, o Procon de Minas Gerais mostrou que o ranking das reclamações continua sendo das operadoras de telefonia, principalmente a Claro e a Vivo. A Copasa aparece em terceiro lugar, enquanto os bancos BMG e a Caixa Federal ocupam, respectivamente, o quarto e o quinto lugares.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM