Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Leo Xavier questiona terceirização do transporte da saúde, mas secretaria mostra que não há ilegalidade

09/01/2026

O vereador Leo Xavier já recebeu mais uma remessa de documentos que serão analisados pela Comissão Parlamentar de Inquérito, criada pela Câmara de Pará de Minas para investigar irregularidades no transporte do setor de saúde.

Autor da CPI que investiga o caso, ele tem se debruçado nas reuniões e depoimentos relacionados. Leo Xavier garante que a missão tem foco na transparência e na absoluta imparcialidade.

A CPI foi aberta em dezembro, para apurar denúncias graves, como o suposto uso particular de veículos públicos, favorecimento no agendamento de viagens e suspensão injustificada do serviço para pacientes que têm o direito assegurado por lei. 

Também chegaram informações sobre o transporte inadequado de pessoas com doenças transmissíveis, sem a adoção dos protocolos necessários, assim como os casos em que o atendimento só teria ocorrido após manifestações nas redes sociais.

Além de acompanhar os depoimentos e solicitar outras provas, Leo Xavier está fazendo vistorias no serviço público e, nesta semana, ele deu um flagrante no transporte terceirizado de pacientes.

O vereador confirmou que os ônibus estão em boas condições, trazendo conforto e segurança aos passageiros. Mas lamentou a descoberta de que mesmo possuindo veículos novos na frota, o município terceirizou parte do transporte:

Leo Xavier fez questão de deixar claro que não faz oposição ao governo Inácio Franco, mas não esconde sua frustração com os vários acontecimentos que têm prejudicado a população: 

O veículo também é utilizado como reserva técnica, sendo fundamental para garantir a continuidade do serviço em casos de imprevistos mecânicos com outros veículos, evitando que os pacientes fiquem desassistidos em rodovias ou em outros municípios.

Já sobre o veículo do Consórcio Cispará, a Secretaria de Saúde informou que ele está vinculado ao programa Transporta SUS, mas como a gestão anterior já havia aderido a outro consórcio (ICISMEP), não é possível conciliar os dois, por serem consórcios distintos.

A situação já está sendo resolvida para viabilização do contrato com o Cispará. Inclusive, a autorização já foi concedida, restando somente a deliberação final do Governo de Minas. Até a formalização, o veículo permanecerá temporariamente no pátio.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis