Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretaria de Educação tranquiliza os pais: produtos proibidos pela Anvisa não fazem parte do estoque na rede municipal

09/01/2026

Famílias que têm crianças nas creches de Pará de Minas não precisam se preocupar com a alimentação que elas vão receber quando o recesso escolar terminar, porque a Secretaria Municipal de Educação já confirmou que os produtos proibidos pela Anvisa para consumo não fazem parte do estoque.

A explicação foi dada diante das especulações de que na rede municipal de ensino poderiam existir produtos que a Anvisa proibiu nesta semana, diante do risco de contaminação por toxinas.

Trata-se de alguns lotes de Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamimo, todos fabricados pela Nestlé Brasil. Em nota, a Anvisa citou como motivo o risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria bacillus cereus.

O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, além de lentidão de movimentos e raciocínio e incapacidade de reação e expressão das emoções.

O Jornal da Manhã foi ao centro de distribuição da Secretaria de Educação e confirmou junto à nutricionista Anna Paula Pena Amorim, responsável técnica do setor, que não existem lotes proibidos desses produtos no local.

Anna Paula também informou que a equipe de nutrição da Secretaria de Educação é composta por profissionais muito experientes que fazem visitas diárias à rede municipal, composta por 34 estabelecimentos de ensino. E desde o momento em que a Anvisa publicou a portaria, o estoque foi inspecionado:

A proibição determinada pela Anvisa tem caráter preventivo e a Nestlé já iniciou o recolhimento voluntário dos lotes no Brasil e no resto do mundo, após encontrar a toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda.

Para os consumidores que utilizam essas fórmulas, a orientação é verificar o número do lote impresso no rótulo. E se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados após o consumo do produto, a recomendação é buscar atendimento médico. Os lotes afetados estão disponíveis no site: gov.br/anvisa.

Fotos e Vídeo: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis