Seguindo o recesso do judiciário, o Fórum de Pará de Minas só retornará com as atividades cotidianas no dia 20 de janeiro. O período de trinta dias, iniciado em dezembro, mantém ativos somente os serviços considerados indispensáveis, como a apreciação de liminares, flagrante em processos criminais e situações envolvendo risco iminente.
Novos processos também podem ser protocolados, mas a tramitação regular só ocorre mesmo após o retorno do expediente normal.
Essa “folga” do sistema judiciário, no entanto, também é importante para os advogados, já que o período contribui para a organização do calendário e a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população. Quem falou do assunto conosco foi Maurício Rodrigues:
Além da retomada gradual das atividades, após o fim do recesso forense, o Judiciário local também vive a expectativa de uma mudança importante, que é a transferência de sede.
Ela representará a ampliação do espaço físico e a modernização do atendimento e das rotinas de trabalho, preparando o Fórum de Pará de Minas para um novo ciclo de funcionamento.
Segundo Maurício Rodrigues, a expectativa dos profissionais é muito boa quanto à mudança de endereço, mesmo que longe do centro da cidade.
O novo prédio está sendo construído no bairro Cores de Minas e deve ser inaugurado no final deste ano, caso não aconteça mais um atraso no cronograma de obras.