As transferências e emplacamentos de veículos em Minas Gerais estão paralisados desde 23 de dezembro, devido ao não funcionamento dos sistemas da Prodemge, que é a responsável pela operacionalização do serviço.
O problema começou no pagamento das taxas que estariam sendo recebidas pelo Estado, sem compensação pelo sistema da Prodemge. A não realização dos serviços está prejudicando milhares de pessoas.
Em Belo Horizonte, por exemplo, mais de 15 mil proprietários de veículos já foram afetados. Nas cidades do interior esse número é menor, mas as reclamações se estendem pelas cidades afora.
Pará de Minas também já foi afetada pelo problema, segundo confirmaram os proprietários das empresas do setor. Esta profissional, que pediu para não ser identificada, relatou ao Jornal da Manhã que o impacto vem sendo sentido desde 20 de dezembro.
Em várias cidades da região também existe uma demanda significativa, decorrente de taxas já pagas, sem compensação no sistema do Detran. A Secretaria Estadual de Fazenda informou que o processo de restabelecimento do sistema, junto à Prodemge, já foi iniciado. A expectativa é que a partir de hoje o fluxo de transmissão dos arquivos de pagamentos siga normalmente. De acordo com a secretaria, os arquivos estão sendo reprocessados.