A criança que foi encontrada no bairro Providência, na última semana, passa bem e agora está sob os cuidados da mãe. A garota de 10 anos estava presa em casa e a liberdade chegou através de uma denúncia anônima.
O caso chocou a população de Pará de Minas e, principalmente, os familiares. A menina estava sob a guarda do pai, um homem que, até então, não tinha passagens pela polícia.
Ele é usuário de drogas e quando saía para trabalhar, ou mesmo para passar uma noite fora, deixava a filha dentro de casa, com a porta trancada. No barracão onde eles viviam foi encontrada uma porção de maconha.
A garota foi resgatada pela Polícia Militar, que precisou pular o muro do vizinho para entrar no imóvel. O Conselho Tutelar acompanhou a ação e a partir daí tomou todas as providências.
Segundo a conselheira Marília Aparecida Araújo Paulino, a menina ficou muito assustada com a chegada da PM, sem entender o que estava acontecendo, mas depois se acalmou.
Segundo Marília, foi mais um caso triste de ser atendido, começando pelas más condições em que a menina vivia:
A mãe da garota é Edwiges Andrade, que também conversou com o Jornal da Manhã. Explicou que perdeu a guarda da filha quando se separou, pela falta de condições financeiras. Ela não trabalhava, por isso não tinha renda, e ele usou esse argumento para levar a criança.
Edwiges disse que, no início do relacionamento, não percebeu que ele era dependente químico. A separação não foi amigável e a partir daí teve muita dificuldade para conversar ou ver a filha:
Antes de morar com o pai, a garota ficou sob os cuidados do avô durante um tempo. Mas devido a uma discussão dos dois, ele tirou a menina de lá. Atualmente, seu Paulo Ramos vive em outra cidade, mas se deslocou para cá tão logo soube do ocorrido. Visivelmente emocionado, lamentou a situação em que encontrou a neta e também o fato de saber que o filho agora está na cadeia.
A ocorrência policial registrou abandono de incapaz e maus-tratos. Quanto à garota, está iniciando agora uma nova fase ao lado da mãe.