A Defesa Civil Municipal recebeu novo alerta dos órgãos estaduais, de que volumes elevados de chuva poderão ser registrados em diversas regiões mineiras até o próximo sábado e Pará de Minas faz parte da lista.
De acordo com os institutos de meteorologia, de hoje até domingo teremos chuvas intensas, com índices pluviométricos acumulados de aproximadamente 200mm na semana.
O capitão Edson Cecílio da Silva, coordenador do órgão, garante que os agentes estão em situação de alerta, em contato permanente com a Defesa Civil de Minas Gerais.
Eles pretendem intensificar o monitoramento das áreas de risco, acompanhando de perto locais mais suscetíveis aos problemas hidrológicos e geológicos.
O trabalho também envolve vistorias técnicas, mapeamento preventivo e orientações constantes aos moradores, com o objetivo de reduzir danos e garantir a segurança das famílias durante o período crítico.
Para que a população entenda melhor o alerta que está sendo feito, o capitão Edson Cecílio compara os índices previstos para este mês e esta semana:
A Defesa Civil permanece à disposição da população para solicitações de vistoria ou avaliação de imóveis, podendo ser acionada pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp de plantão 24 horas, no número (37) 99972-7322. Também é possível se cadastrar para receber alertas em tempo real, pelo 40199.
Terceira morte em MG
A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou a terceira morte em decorrência nas chuvas neste ano. A vítima é o menino João Miguel, de 7 anos, que foi arrastado por uma enxurrada durante um temporal em Pouso Alegre, no Sul do estado. A criança brincava, quando foi levada pela força da água.
O boletim divulgado pelo órgão também aponta que o estado tem 120 municípios em situação de anormalidade por conta das chuvas. Minas Gerais já registra 3 mil desalojados e 457 desabrigados em decorrência das chuvas.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas