Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Cheia do Rio São João está dentro das previsões dos geólogos

23/01/2026

Apesar da chuva sem trégua, que cai em toda a região, moradores ribeirinhos de Conceição do Pará ainda não correm o risco de ter as casas inundadas. A informação que tranquilizou a comunidade foi anunciada pela Defesa Civil daquele município.

De acordo com Samuel Martins Lara, integrante do órgão, a cheia do rio está dentro das previsões para este período. O nível de medição, que é decisivo para a situação de emergência, fica na comunidade de Velho do Taipa e ele permanece a uma distância boa do limite:

Samuel Lara não acredita em inundações das casas agora em janeiro. Isso porque haveria necessidade de um conjunto de fatores – o mesmo ocorrido anos atrás – que foi a cheia das barragens de Cajuru, Gafanhoto e Carioca, além dos rios Itapecerica e São João.

Ele também informou um fato desconhecido pela maioria da população. É que, de modo geral, as barragens não são abertas pelo risco de inundação:

A Defesa Civil de Carmo do Cajuru também atualizou informações, garantindo que a barragem permanece em situação normal, mesmo diante da previsão de continuidade das chuvas na região.

Segundo o órgão, o reservatório opera atualmente com 47% do volume útil, índice acima do patamar de referência de 45% adotado pela Cemig, mantendo condições consideradas seguras.

Mas em função das chuvas registradas ao longo da semana, a Defesa Civil não descarta a abertura controlada das comportas para adequação do nível operacional, o que pode provocar elevação do volume do Rio Pará nos próximos dias.

Foto: Samuel Martins Lara/Arquivo Pessoal




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis