O comércio de Pará de Minas andou na contramão do setor em Minas Gerais ao longo de 2025. Segundo dados divulgados pela Fecomércio, o varejo mineiro se manteve estável, frente a queda do cenário nacional. Minas Gerais apresentou desempenho relevante na comparação mensal, crescendo 0,9%. O setor foi impulsionado principalmente pelos materiais de construção.
A pesquisa da Fecomércio ainda mostra que, mesmo conseguindo sustentar um desempenho melhor que o do Brasil, o cenário ainda é desafiador. Esse desempenho acima da média nacional reforça a importância de políticas de estímulo do consumo e acesso ao crédito para sustentar a atividade.
Já em Pará de Minas, segundo dados da Junta Comercial, o comércio varejista encolheu ao longo do ano de 2025, com o fechamento de 134 estabelecimentos, contra a abertura de 100 empresas.
Os lojistas estão atravessando um período de muita dificuldade, frente à concorrência da internet e também diante do baixo poder aquisitivo dos consumidores, que mal estão dando conta das despesas básicas.
Muitos se queixam também dos alugueis caros e dos altos custos da folha de salários, sem falar na dificuldade de encontrar mão de obra de qualidade. O setor tem consciência de viver mais um ano de grandes desafios.
Foto Ilustrativa: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM