O funcionamento irregular do semáforo na Ponte Grande, no início da avenida Presidente Vargas, tem causado transtornos no trânsito de Pará de Minas desde o último sábado.
A área é uma das principais interligações da cidade, por isso está exigindo a presença constante de agentes da Guarda Municipal no controle do fluxo de veículos.
Segundo informações apuradas pelo JM, o problema foi provocado por um curto-circuito nos cabos responsáveis pela alimentação do semáforo. Esses cabos controlam as luzes verde, amarela e vermelha e, com o defeito, o equipamento passou a acionar os sinais ao mesmo tempo.
Com o curto-circuito, os fusíveis também foram queimados, impedindo o restabelecimento imediato do sistema. A suspeita dos técnicos é que a combinação entre chuvas e o desgaste da fiação tenha agravado o problema.
A situação também pode ter sido agravada por ação humana, já que algumas pessoas realizam malabarismos no local. Cordas amarradas ao poste balançam com o movimento, daí a possibilidade de terem danificado parte da fiação do semáforo, contribuindo para a falha no sistema.
A Guarda Civil Municipal segue atuando no local, orientando motoristas, organizando o fluxo de veículos e garantindo a segurança dos pedestres. O agente Fernandes informou que a presença deles será permanente até a normalização do sistema:
E em meio aos transtornos vividos pelos motoristas, até os ambulantes que trabalham na região foram impactados. Lucas Pereira relatou que a instabilidade no trânsito prejudicou o fluxo de veículos e aumentou o risco de acidentes, afetando diretamente quem depende do movimento para trabalhar.
Enquanto isso, o sistema segue em manutenção, e a orientação é que os condutores de veículos redobrem a atenção. Agentes da Guarda Municipal permanecem no local, para organizar o trânsito.