O temporal que atingiu Pará de Minas na tarde de ontem assustou moradores e provocou transtornos em diferentes pontos da cidade.
A chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo, causou alagamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica, mobilizando equipes da Prefeitura, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal para atendimentos emergenciais.
O chuvarão exigiu força-tarefa de vários profissionais e no final da noite o coordenador da Defesa Civil, capitão Edson Cecílio da Silva, apresentou o balanço parcial dos danos.
Foram contabilizados onze quedas de árvores, cinco inundações, três ocorrências de danos na rede elétrica, deslizamento de solo e também um desabamento, com queda de muro. Ao todo, 21 atendimentos.
O capitão Edson também informou que o temporal não estava previsto pela meteorologia, pegando todos os órgãos de surpresa, por isso o sinal de alerta foi disparado em cima da hora:
Diversos bairros registraram problemas, com vias parcialmente interditadas e pontos de alagamento que dificultaram o trânsito.
Na Várzea, em frente ao Colégio Sagrado Coração de Maria, o Colégio das Irmãs, que é uma das áreas onde mais ocorrem inundçaões, uma árvore caiu e danificou a grade da instituição.
Moradores e pessoas que passavam pelo local ficaram muito apreensivas, entre eles Milton Santana, que estava no horto florestal do IEF no momento. Ele contou ao JM que o impacto assustou vizinhos e causou prejuízos à estrutura de imóveis e à rede elétrica.
No bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao campo do Rio Branco, também houve muitos transtornos causados pelo acúmulo de água e a força do vento. O presidente do Rio Branco, Michael Calisto, falou conosco:
Já na avenida Alano Melgaço, um destelhamento provocado pela ventania fez com que parte da cobertura ‘voasse’ para a fiação elétrica, aumentando o risco e exigindo atenção redobrada das equipes da Eletrocamp, que receberam diversos chamados ao longo da tarde.
Moradores do entorno da área atingida na Alano Melgaço relataram momentos de tensão durante o temporal, principalmente pelo barulho do vento e o medo de novos desabamentos. Osvaldo Júnior falou do susto e da preocupação de todos:
E em meio a tantas demanda, o prefeito Inácio Franco destacou que todas as secretarias envolvidas foram acionadas assim que o temporal começou, reforçando a rápida resposta às ocorrências e a normalização da cidade o mais breve possível.
A Defesa Civil e outros órgãos públicos continuam fazendo os levantamentos, já que a escuridão da madrugada prejudicou os trabalhos. Os prejuízos serão calculados após mapeamento das áreas mais afetadas.