O vereador Leo do Depósito confirmou que pretende formalizar uma denúncia sobre a ausência de tratamento adequado do esgoto da cidade de Itaúna, que traz graves consequências para a região, inclusive Pará de Minas, já que o Lago Azul, no distrito de Carioca, é diretamente afetado.
Visivelmente decepcionado com a situação, o vereador lembrou que chegou a acreditar que os problemas teriam fim com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Itaúna.
Mas logo depois veio a informação de que a obra, avaliada em R$45 milhões e que levou quase 20 anos para ser concluída, só teria capacidade para tratar de 20% a 25% do esgoto despejado no Rio São João e outros efluentes.
O vereador defende providências urgentes, uma vez que a questão ambiental não pode mais ser relegada a segundo plano:
Leo do Depósito avalia a possibilidade de ingressar uma ação judicial contra essa situação que ele considera um disparate:
O vereador deixa claro que não está falando mal da gestão de Itaúna, mas não pode deixar de reconhecer que esse problema precisa ser resolvido porque o lançamento contínuo de esgoto sem tratamento no Rio São João é altamente prejudicial para a região.
A Prefeitura de Itaúna afirma que também reconhece a importância de uma solução para o problema e que está empenhando esforços para que isso aconteça o mais rápido possível.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM