Neste fim de semana, a formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste, sobre o oceano e sem avançar para o continente, deve influenciar as condições climáticas em Minas Gerais.
O sistema de baixa pressão favorece a formação de corredores de umidade, podendo provocar instabilidades sobre a região Centro-Oeste do estado, incluindo o município de Pará de Minas.
De ontem até domingo, a previsão é de um acumulado de cerca de 50 milímetros de chuva, além da possibilidade de ventos que podem ultrapassar os 20 a 30 quilômetros por hora.
A Defesa Civil já se manifestou. Segundo o coordenador do órgão, capitão Edson Cecílio da Silva, as condições meteorológicas podem mudar rapidamente, por isso a situação é de alerta, com monitoramento contínuo da situação:
A Defesa Civil volta a alertar a população para os sinais de risco, especialmente em áreas mais vulneráveis, como encostas e regiões próximas a rios e córregos. Movimentações de terra, rachaduras e surgimento de trincas devem ser comunicados imediatamente aos órgãos responsáveis.
O órgão atende pelo telefone 199 e também pelo WhatsApp (37) 99972-7322, que fica de plantão 24 horas. A população também pode se cadastrar para receber alertas em tempo real, enviando uma mensagem para o número 40199.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas