Mais um ano sem carnaval em Pará de Minas. No ano passado a secretária de Cultura, Isabel Faria, justificou a ausência de eventos públicos com o fato de a nova gestão ter acabado de tomar posse.
A possibilidade de eventos em 2026 animou muitos foliões, mas a festa momesca continuará fora do calendário da prefeitura. A secretária alega várias dificuldades, inclusive, financeiras.
Mas como novidade, Isabel Faria anuncia que a pasta vai apoiar projetos da iniciativa privada, tanto no pré, quanto nos dias de carnaval.
Os foliões poderão acompanhar a divulgação dos eventos carnavalescos através das publicações da Secretaria de Cultura no Instagram, no perfil @culturaparademinas.
O carnaval de Pará de Minas viveu o seu auge nas décadas de 1970, 80 e 90, e foi perdendo forças até desaparecer completamente, devido à falta de investimento público no evento.
Com o desaparecimento das escolas de samba, muitos foliões passaram a buscar desfiles em outras cidades da região, como é o caso de Agnaldo Luiz Alves, morador do bairro Santos Dumont.
Ele lamenta a ausência de uma festa de rua, por isso já faz alguns anos que adotou a vizinha cidade de Papagaios para curtir a folia.
Carnavalesca e entusiasta da festa do Momo, Cida Penha relembra os bons tempos da folia aqui na cidade. Acompanhando os passos do pai, o popular Zé Penha, ela sempre participou das festas e dos desfiles de carnaval e guarda importantes lembranças.
Muitas outras manifestações estão acontecendo na cidade mas, devido à proximidade do carnaval e a ausência de qualquer programação da prefeitura, os foliões podem desistir.