Três pessoas foram mordidas por cães nas ruas de Pará de Minas, nos últimos dez dias. O primeiro ataque aconteceu no bairro Recanto da Lagoa, na rua Francisco Mendes, o outro na rua Delfim Moreira, quase em frente ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, e o terceiro na avenida Amazonas, no bairro São José.
Em duas situações, os cachorros correram atrás de motociclistas, que tiveram que reduzir a velocidade por causa do cruzamento. Já a outra vítima estava a pé, no passeio de casa, e foi socorrida por vizinhos.
Os casos deixam a população assustada e cada vez mais preocupada, diante da ausência de medidas efetivas capazes de reduzir ou mesmo acabar com a população canina de rua na cidade.
Pará de Minas tem hoje cerca de 40 mil cães e muitos deles circulam diariamente pelas ruas. A vereadora Camila Mão Amiga, que é uma atuante defensora da causa, lamenta a realidade.
Ela deixa claro que os voluntários fazem tudo que está ao alcance, mas não conseguem resolver o problema que só cresce de tamanho. Eles resgatam, incentivam a adoção responsável, ajudam nas castrações, mas o principal papel é do poder público:
Para as vítimas dos ataques dos cães nas ruas, o conselho de Camila Mão Amiga é que elas acionem a prefeitura:
E falando em castrações, a vereadora lembra que elas continuam sendo realizadas gratuitamente no CCP, bastando que os tutores façam o agendamento. Neste ano, outros mutirões também acontecerão na cidade, ainda sem data definida.