O presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Geraldinho Cuíca, reforçou a cobrança por mais investimentos na saúde do município. Ele questionou diretamente o poder público sobre as condições de atendimento na zona rural, após constatar de perto a realidade enfrentada pelos moradores da comunidade da Matinha.
O vereador defende que a infraestrutura seja acompanhada do crescimento das comunidades, e o cenário encontrado durante sua fiscalização aponta para uma necessidade imediata de intervenção para garantir dignidade aos usuários e aos profissionais de saúde.
É que a unidade de saúde local funciona em um imóvel de apenas dois cômodos, cuja estrutura é visivelmente insuficiente para atender a demanda de aproximadamente 960 moradores.
Além do espaço físico reduzido, a convivência entre a saúde e a educação tem gerado preocupações. O posto divide o mesmo portão de entrada com a Escola Vicente de Paulo, por isso ele precisa permanecer aberto, o que representa risco constante de segurança para os alunos que utilizam a quadra esportiva da escola.
Falando ao Jornal da Manhã, Geraldinho Cuíca comentou o impacto negativo da falta de estrutura no cotidiano da comunidade e a necessidade de uma intervenção urgente.
Além dos problemas estruturais, o vereador identificou o descaso com a manutenção básica da comunidade, como o mato alto nos arredores da escola. Ele pretende agendar uma reunião com o secretário de Saúde, Gilberto Denoziro, e o prefeito Inácio Franco, cobrando soluções para os problemas de Matinha.