Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Ascamp acelera retirada de recicláveis do galpão para evitar risco da dengue

18/02/2026

As chuvas que marcaram o início deste ano levantaram um questionamento sobre a segurança do acondicionamento dos recicláveis no galpão da Associação dos Catadores de Pará e Minas (ASCAMP).

Durante a temporada das águas esta é uma preocupação comum, já que o material molhado pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, além de criar um ambiente propício para outros tipos de insetos. 

Em anos anteriores houve, inclusive, o registro de reclamações sobre o grande volume de recicláveis armazenados em área descoberta, aumentando o risco de dengue e outros problemas semelhantes.

Mas agora o cenário é outro. Na verdade, já faz alguns meses que a Ascamp adotou uma conduta diferente, agilizando o processo de triagem e reduzindo o volume de recicláveis no galpão. 

A presidente da associação, Maria da Glória Jacob, informou que com a nova rotina, o trabalho passou a acontecer totalmente em área coberta, garantindo a segurança dos 12 trabalhadores e reduzindo os riscos para a vizinhamça. 

Outra situação que contribuiu para esta nova organização do trabalho foi a sensível redução do volume de recicláveis, sobretudo em períodos de maior valorização do material. Os catadores independentes entram em ação nesses momentos, interferindo na captação da Ascamp.

Mas por outro lado, a associação comemora o comprometimento, cada vez maior, da população em separar o lixo do material reciclável. A expectativa de Maria da Glória é que a cidade produza um volume maior de recicláveis nos próximos anos. 

Quanto ao apoio dos paraminenses, há quem prefira levar o material até o galpão da associação, ao invés de aguardar a coleta. É o caso de Mário Batista de Oliveira, que faz questão de separar tudo em casa e na empresa, e entregar na Ascamp. 

Quem quiser seguir o exemplo do Mário Batista, facilitando o trabalho dos catadores e garantindo que os recicláveis não sejam desperdiçados no aterro sanitário, também pode encaminhar o material até o galpão, que fica na rua Nova Serrana, 1.385. Outras informações pelo telefone (37) 3236-3870.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis