Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Movimento nas peixarias vem crescendo desde a última semana

18/02/2026

Além da religiosidade da data o início da Quaresma, nesta quarta-feira, marca um período de mudanças na alimentação de muitos católicos, com abstinência de carne vermelha. É o período de maior movimento no ano para as peixarias.

E o aumento nas vendas vem sendo registrado desde a última semana, quando muitos consumidores anteciparam a compra de peixes congelados. O setor em Pará de Minas também registrou alta na demanda.

Mas esse aquecimento antecipado no comércio local também reflete uma mudança de hábito: o peixe deixou de ser apenas uma tradição da Sexta-feira Santa e passou a compor o cardápio do dia a dia.

O intervalo de 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa, período em que o consumo de carne vermelha cai drasticamente, faz do peixe o protagonista do prato de milhões de brasileiros. Os números da Associação Brasileira de Piscicultura confirmam essa tendência, com o consumo no Brasil chegando a 9,5 kg per capita. 

O filé de tilápia se consolidou como a escolha número um, pela facilidade no preparo e a segurança de não ter espinhas, por isso ele é o item mais estocado pelos comerciantes ao longo do ano, especialmente neste período. 

O Jornal da Manhã conversou sobre o assunto com Antônio Leves, da Peixaria do Orivaldo, que é uma das maiores da região:

Mas é importante que o consumidor fique atento: embora outros peixes estejam com o preço “estável”, o filé de tilápia foi o que mais subiu ultimamente. Novos reajustes podem acontecer nos próximos dias devido a essa forte demanda da época.

Fotos: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis