A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade que, neste ano, traz o tema ‘Fraternidade e Moradia’, e o lema ‘Ele veio morar entre nós’.
A campanha joga luz sobre o problema da falta de moradias, que já afeta quase seis milhões de famílias no Brasil, sem falar nas pessoas em situação de rua e naquelas que vivem em locais de risco.
A orientação da Igreja Católica é que o tema seja refletido junto às famílias nas paróquias e na sociedade de forma geral, reforçando a conscientização à luz do evangelho.
Na Diocese de Divinópolis, ao qual o município de Pará de Minas está ligado, o bispo Dom Geovane Luis da Silva, reuniu os principais órgãos de imprensa da região para falar do assunto que, a seu ver, deve ser uma preocupação de todos.
Dom Geovane também lembrou que garantir às pessoas o direito de uma moradia digna deve ser uma responsabilidade compartilhada:
Além das reflexões e debates sobre o tema, a mobilização propõe uma ação concreta. O assessor de campanhas da Diocese de Divinópolis, Padre Henrique Teodoro Souza, afirmou que os fiéis são convidados a colaborar com uma coleta especial, que acontecerá no Domingo de Ramos. Parte do recurso levantado será destinado ao Fundo de Solidariedade.
O site da Diocese (diocesedivinopolis.org.br), traz todas as informações sobre a destinação da coleta especial e a realização dos projetos ligados à Campanha da Fraternidade. Quanto aos livretos com as reflexões sobre o tema da campanha, eles serão disponibilizados nas secretarias das paróquias.