A Guarda Municipal de Pará de Minas confirmou que também está de olho na circulação de veículos autopropelidos, que são aqueles com micromobilidade elétrica, como patinetes, skates, monociclos e bicicletas, com potência de até 1.000 Watts.
O anúncio ocorreu dias depois da 19ª Cia da Polícia Militar informar que está fiscalizando a movimentação desses veículos nas ruas da cidade. Como eles não exigem habilitação e nem a utilização de equipamentos específicos para a segurança dos pilotos, o foco está no controle sobre a utilização deles nas vias adequadas, dentro do que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.
O comandante da Guarda Municipal, Lucas Costa, informou ao Jornal da Manhã que os agentes já constataram o rápido crescimento desses veículos nas ruas. E tanta popularidade pode ser explicada pelo fato deles serem muito práticos e econômicos.
No entanto, ele alerta que os usuários precisam obedecer as regras para evitar acidentes e não cometer infrações:
O comandante também alerta que os órgãos federais de trânsito têm publicado resoluções e orientações sobre a utilização do transporte elétrico.
Como a maioria dos usuários, sobretudo de bicicletas e patinetes elétricos são crianças e adolescentes, o comandante Lucas alerta para responsabilidade dos pais ou responsáveis diante de possíveis danos causados pelos menores no trânsito.
Ainda não há um levantamento sobre o número de veículos autopropelidos em Pará de Minas, uma vez que eles não têm registro junto aos órgãos de trânsito. O que se sabe é que o número vem crescendo na medida em que a tecnologia se populariza, facilitando o acesso de diferentes camadas sociais. O mercado oferece modelos básicos por menos de R$ 1.000, enquanto as opções de alto desempenho podem passar dos R$ 9.000.