A campanha Maio Laranja continua movimentando Pará de Minas, com apoio de vários órgãos públicos em defesa da conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização está sendo realizada em vários espaços públicos, focando principalmente as novas gerações para o enfrentamento mais direto a esse tipo de crime.
Uma das entidades envolvidas na conscientização é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, mais conhecido pela sigla de CREAS. A coordenadora do órgão, Mariane Melo, inclusive tem reforçado a campanha com um alerta às famílias.
É que na maior parte do tempo, crianças e adolescentes costumam dize a verdade em relação às situações de abuso:
Os profissionais reforçam que o silêncio pode agravar ainda mais os impactos emocionais causados pela violência sexual e que esquecer ou fingir que o trauma não existe não resolve o problema.
Além das ocorrências presenciais, a preocupação também cresce em relação aos casos envolvendo ambientes virtuais, principalmente situações de exploração sexual online.
E vale ressaltar a diferença entre abuso sexual e exploração sexual. Enquanto o abuso envolve uma relação de poder e dominação praticada por um adulto ou adolescente mais velho, a exploração sexual inclui ainda interesses financeiros ou vantagens para o agressor.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas