O aumento de acidentes envolvendo ciclistas nas rodovias de Minas Gerais tem assustado os atletas, que se sentem mais inseguros em praticar o esporte nas estradas.
Em média, 200 ocorrências são registradas mensalmente, muitas delas resultando na morte, como aconteceu no último fim de semana, entre Divinópolis e Nova Serrana (BR-494), resultando na morte do ciclista Bruno Barbosa.
Também existem situações que terminam em ferimentos graves, frequentemente causados por atropelamentos nos acostamentos, como um registro recente na BR-262, no qual o atleta sobreviveu mas teve a bicicleta arrastada por quilômetros.
Situações assim até transformam a rotina de treinamento dos atletas, incluindo os mais experientes, caso de Edgar do Pilar, que é ciclista há 38 anos. Ele também já passou por situações perigosas nas rodovias:
Edgar percebe que o comportamento dos ciclistas praticamente não mudou ao longo dos anos, enquanto o dos motoristas tem sido marcado pela negligência e imprudência ao volante:
O ciclista também lembra que a situação não é diferente em outros estados, onde já aconteceram protestos nas estradas, na tentativa de chamar atenção para a segurança no trânsito.
Ele defende mais investimentos na educação e na conscientização dos motoristas, a fim de garantir um trânsito mais seguro, não só para os ciclistas, mas para todos os usuários das vias.
Fotos: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM e Polícia Militar Rodoviária (PMRv)