Faltando dois meses para o fim do prazo de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Pará de Minas, a Secretaria de Gestão Fazendária já registrou o recebimento de 62,12% do total lançado neste ano.
Esse percentual engloba os valores pagos na primeira parcela e na cota única, vencidas em abril, assim como da segunda, terceira e quarta parcelas, cujos vencimentos ocorreram até o dia 11 de julho.
Com isso, a parcial de inadimplência deste ano é de pouco mais de 37%. Parece muito, mas ainda restam duas parcelas a vencerem nos meses de agosto e setembro.
A expectativa do secretário José Maria dos Santos Júnior é que boa parte dos contribuintes em débito cumpram com a obrigação até o final do prazo, acompanhando a tendência de queda dos anos anteriores.
Segundo ele, em 2024 a inadimplência ficou em 18%. Já em 2025 caiu para 13% e se for mantida esta tendência ela deverá ficar abaixo de dois dígitos. O secretário credita este resultado ao bom trabalho realizado na cobrança e pela conscientização dos contribuintes.
José Maria voltou a falar sobre as implicações para os contribuintes que deixam de pagar o tributo no prazo e lembra a possibilidade de renegociação de débitos antigos.
A Secretaria de Gestão Fazendária funciona no primeiro piso da prefeitura, na Praça Afonso Pena, atendendo de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Também é possível buscar informações sobre o IPTU no site parademinas.mg.gov.br, clicando na aba ‘serviços’ e, em seguida, no link ‘Para o cidadão’.