O mês dos ventos está começando, e a expectativa é que as características tradicionais deste período sejam mantidas, com ventos fortes, tempo seco, variação térmica e nada de chuvas.
Esta é a previsão para a região Centro-Oeste de Minas Gerais feita pelos principais institutos de climatologia e confirmada pela Defesa Civil de Pará de Minas.
Marcela Melo Leite, chefe de prevenção da Defesa Civil, fala um pouco sobre esta temporada que se inicia e aproveita para fazer um alerta sobre ações preventivas para vencer o período de baixa umidade do ar.
Em relação aos efeitos do fenômeno El Niño, Marcela tranquiliza a população explicando que eles só serão sentidos com mais intensidade por aqui a partir de setembro.
A chefe de prevenção também chama atenção para outra questão relacionada ao tempo seco aliado aos ventos fortes, que é relativa ao aumento de incêndios florestais.
Importante lembrar que as ações preventivas contra Incêndios Florestais acontecem ao longo de todo o ano através de promoções educativas e palestras em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho é reforçado neste período, a fim de reduzir ao máximo as ocorrências do tipo.