A campanha de doação de órgãos, que está sendo realizada em Pará de Minas desde segunda-feira, pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a prefeitura, levantou uma curiosidade.
Como uma pessoa pode oficializar a vontade de ter os órgãos doados? Manter a família informada, através de uma conversa clara, é o primeiro passo. Mas, oficialmente falando, o caminho é procurar um cartório de notas.
Um levantamento nacional mostrou que, no Brasil, mais de 32 mil pessoas já utilizaram os cartórios de notas para manifestar formalmente a intenção de doar órgãos, desde o momento em que foi lançada a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos.
E o assunto está ganhando evidência agora porque estamos no Setembro Verde, que é o mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. O país tem quase 50 mil pessoas aguardando por um transplante.
A manifestação no cartório de notas é gratuita e realizada integralmente pela internet, bastando o interessado acessar a plataforma disponível no e-Notariado, preencher os dados e escolher o cartório para realizar o procedimento.
Um dos principais desafios para o avanço da doação de órgãos no Brasil tem sido a autorização familiar. No país, a retirada deles após a morte depende da concordância da família, mesmo quando a pessoa manifestou em vida o desejo de ser doadora.
Atualmente, a taxa média de recusa familiar gira em torno de 45% e entre os motivos apontados estão o desconhecimento sobre a vontade do potencial doador, além de dúvidas e receios relacionados ao procedimento.
É neste contexto que a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos permite que o cidadão deixe formalmente registrada a sua decisão.
E a campanha de conscientização continua em Pará de Minas. Hoje o tema será levado à noite para os cursos de Enfermagem e Psicologia da Fapam.
Amanhã, o assunto será debatido na Escola Governador Valadares e na sexta, acontecerá uma passeata pelo centro da cidade. Já o encerramento da campanha será no sábado (26), a partir das 9 horas, na Praça da Matriz, com a ação “Vidas que se encontram”.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas