Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Mobilização política em favor de Tânia Morato ganha pausa estratégica

16/10/2026

Autoridades políticas de Pará de Minas fizeram uma pausa estratégica na mobilização em favor de Tânia de Moura Morato Resende, que foi exonerada da Superintendência Regional de Ensino no dia 15 de setembro.

O momento de transição no Governo de Minas não favorece as solicitações que vinham sendo feitas, principalmente pela proximidade da posse do novo governador, Cleitinho Azevedo, em janeiro.

Tânia Morato e outras superintendentes foram exoneradas pela equipe do governador Mateus Simões, que está prestes a se despedir do cargo. A expectativa política agora é de acesso aos secretários do novo governador.

Ela estava no cargo há vários anos e foi comunicada da exoneração por telefone, horas antes da publicação do fato no Diário Oficial de Minas Gerais.

A mensagem da Secretaria de Estado de Educação foi curta, afirmando apenas que o cargo de superintendente é de livre nomeação e exoneração, sem necessidade de justificativa específica.

A decisão provocou reação imediata em Pará de Minas, com protestos de servidores da Superintendência Regional, ofício endereçado pela Câmara Municipal ao governador Mateus Simões e outros políticos intermediando a situação.

Mas nada disso surtiu efeito e agora, com a definição das eleições em Minas Gerais, a classe política procura outros caminhos para pleitear o seu retorno dela, levando-se em consideração o alto nível de profissionalismo.

Tânia Morato relatou os fatos à imprensa, afirmando que só recebeu como justificativa o fato de ter sido indicada para o cargo pelo então deputado Inácio Franco, atual prefeito de Pará de Minas. Ou seja, como ele deixou a Assembleia Legislativa, ela perdeu o apadrinhamento político.

Também pesou na exoneração o fato dela ter recebido apoio, anos atrás, do então deputado Fábio Avelar, atual prefeito de Nova Serrana. Ele se juntou à campanha de Cleitinho e a resposta do Governo de Minas teria sido a de afastar todos os profissionais ligados à oposição.

Tânia Morato garante que não se envolveu em nenhuma campanha política. Em seu desabafo, ela disse também que ficou arrasada com os fatos, principalmente por não ter cometido nenhuma irregularidade. A expectativa agora se volta para 2027.

A Secretaria de Estado de Educação não nomeou o sucessor dela. Quem responde pelo cargo, na ausência da superintendente, é a diretora pedagógica, Flávia Borges.

Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis