A Guarda Civil Municipal de Pará de Minas anunciou mais um projeto de orientação e proteção às mulheres. O lançamento reuniu os agentes e teve como programação informações importantes que precisam chegar ao alcance público.
Com o tema “Além do Rosa: Mulheres Seguras, Vozes Acolhidas”, a GCM apresentou orientações sobre segurança pessoal, prevenção à violência, mecanismos de proteção e cuidados com a saúde emocional.
Um dos destaques foi o uso do spray de pimenta, onde especialistas apresentaram instruções práticas sobre o manuseio do equipamento como recurso de defesa pessoal e segurança das mulheres. A agente Ana Luíza Vilaça falou sobre o assunto:
Ela também lembrou que o spray é uma ferramenta para provocar o afastamento dos agressores e destacou algumas orientações na hora de utilizá-lo.
A agente também falou sobre a identificação de possíveis situações de risco e adoção de medidas preventivas para aumentar a segurança no dia a dia.
Neide Maria de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Pará de Minas (Comad) e Naliene Gonçalves, do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, comentaram a importância do projeto.
O projeto desenvolvido pela Guarda Municipal também será disponibilizado para empresas e instituições interessadas em oferecer capacitação às funcionárias. Informações com a própria GCM, na sede localizada na rodoviária de Pará de Minas, ou então pelo telefone 153.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas