Balanço da 19ª Companhia de Polícia Militar Independente de Pará de Minas aponta alto nível de participação da população no combate à criminalidade através do Disque Denuncias. Os dados se referem às chamadas recebidas no telefone 181 ao longo de 2019 e que resultaram na prisão ou apreensão de infratores, assim como na apreensão de objetos ilegais.
O levantamento mostra que ao longo do ano passado foram mais de 360 denuncias pelo 181 originadas em Pará de Minas e outras cidades que são atendidas pela 19ª Cia e que desencadearam na prisão de 115 infratores por crimes diversos, entre eles, 17 foragidos da Justiça. Através das chamadas também foi possível a apreensão de 35 adolescentes infratores.
Nove armas de fogo e mais de 17 kg de drogas foram tirados de circulação. Também foram apreendidos R$30 mil em dinheiro ligados a crimes ou de origem suspeita, além de veículos, balanças de precisão e outros objetos.
De acordo com o Sargento Paulo Giardullo, assessor de comunicação da 19ª Cia estes resultados só foram possíveis devido à participação da população e do apoio dado pela imprensa local, através de divulgações incentivando as denúncias.
Giardullo lembra que o balanço divulgado é demonstrativo e tem o intuito de reforçar a importância dessa parceria entre a PM e a comunidade para que o trabalho de segurança siga acontecendo em nível de excelência na região.
O militar também lembra que os registros no 181 refletem tanto no resultado das operações policiais quanto no nível de segurança alcançado para a população.
Um dado interessante é que na hora de fazer uma denuncia, nem sempre as pessoas sabem se devem ligar para o 190, que é o telefone da Polícia Militar, ou para o Disque Denúncia, 181. Para esclarecer a diferencia entre os dois canais o Sargento Giardullo explicou.
Em relação ao medo de ter identidade revelada ou de sofrer algum tipo de retaliação após o registro de uma denúncia, o militar garante que não existe este risco. Segundo ele o importante não é a identidade do denunciante, mas a qualidade da informação encaminhada às forças de segurança.
As chamadas, tanto para o 190 quanto para o 181 são gratuitas.