Na tarde de quinta-feira, 09 de abril de 2020, a Polícia Militar foi procurada por uma solicitante de 75 anos, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas, a qual narrou aos policiais que recebeu uma ligação telefônica, em que um interlocutor falava de forma ameaçadora, que havia sequestrado sua filha e que para soltá-la, a solicitante deveria fazer uma transferência para um conta bancária indicada por ele.
A vítima relatou ainda aos policiais que disse ao interlocutor que só possuía a quantia de R$3.000,00, ficando definido que ela faria a transferência deste valor. Porém, logo a seguir, a sua filha, suposta sequestrada pelo autor da ligação, chegou em casa, ficando constatado que o autor tentava aplicar um golpe na vítima. Portanto, a transferência bancária não chegou a ser concluída.
A vítima não soube informar o número do telefone do autor que lhe fez a referida ligação, mas passou aos policiais o nome e o número da conta bancária indicada por ele, para receber a transferência. A ação do interlocutor descrita pela vítima trata-se do conhecido “Golpe do Falso Sequestro”, sendo um dos tipos de golpe geralmente aplicados por infratores através de ligações telefônicas.
A PM orienta aos cidadãos a se manterem atentos quanto a este e outros golpes por telefone. As pessoas que receberem este tipo de ligação não devem ser fazer transferências bancárias e nem passar dados pessoais aos interlocutores. Devem permanecer calmas e tentar extrair o máximo de informações possíveis dos infratores, acionando a Polícia Militar o mais rápido possível.