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NOTICIÁRIO POLICIAL


PCMG amplia sistema de vistoria eletrônica de veículos no estado

08/06/2021

Cento e setenta municípios mineiros já contam com o Sistema de Vistoria Eletrônica de Veículos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Essa ferramenta, além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, dando mais segurança aos proprietários de veículos que buscam pelos serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

A implantação do sistema começou no quarto trimestre de 2019, em Belo Horizonte, e até meados de março deste ano estava presente em 25 cidades, alcançado outras 145 localidades em menos de três meses.

A vistoria, que é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV), é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do automotor e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

Antes da implantação do sistema, a identificação veicular era realizada por meio do decalque das marcações de chassi e motor, extraído com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, no qual o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo.

As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato. Agora, o objetivo da PCMG é estender a vistoria eletrônica para 100% das unidades de trânsito de forma célere, atendendo aos propósitos de modernização da instituição.

Foto: Divulgação/PCMG




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