Após cinco dias de intenso e ininterrupto combate a um incêndio florestal na Serra do Morro da Cruz em Pitangui, finalmente a operação foi finalizada. A mobilização operacional do 10° Batalhão de Bombeiros Militar começou no dia 25 de agosto.
Os trabalhos se entendiam das 5 horas até às 21 horas. Os diversos focos espalhados ao longo da região dificultavam o trabalho dos grupamentos de bombeiros.
Foi necessário o aumento do efetivo de militares com o propósito de mobilizar mais frentes de combate para atender a grande demanda. O Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG enviou um avião – Air Tractor – para auxiliar no combate das grandes chamas.
Os pequenos focos detectados através das imagens captadas pelo Drone foram rapidamente controlados para que não se espalhassem rapidamente.
Somente no domingo (29), o objetivo foi alcançado e as chamas definitivamente controladas, mesmo assim as equipes permaneceram de prontidão para qualquer acionamento. Ao todo foram gastos, aproximadamente 55.000 litros de água. Estima-se que a área atingida pelo incêndio ultrapassou os 550 hectares.
Foto: Redes sociais/Reprodução