Um homem de 45 anos foi preso na quarta-feira (29), no bairro Padre Libério em Pará de Minas, suspeito de maus-tratos contra um cachorro. O animal estava com um ferimento no pescoço e foi abandonado na rua.
Durante patrulhamento pelo bairro, os militares se depararam com um cão, de porte grande, de cor preta, abandonado no canteiro central da via pública. O animal estava muito magro e debilitado, apresentava um ferimento no pescoço, extenso e profundo, causado provavelmente pelo uso de uma coleira apertada.
Uma mulher de 44 anos, representante de uma entidade que atua na proteção dos animais, esteve no local e levou o cachorro para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
O proprietário do cachorro foi identificado e assumiu que o abandonou na rua porque ele não aceitava tratamento. O homem foi conduzido para a delegacia.
A Polícia Militar ressalta que a prática de maus-tratos a animais constitui crime, previsto no Art. 32 da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, com pena de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
A polícia pede ainda que a população colabore com informações sobre eventuais casos de maus-tratos a animais pelos telefones 190 ou no 181, o Disque Denúncia Unificado (DDU).