Rádio Santa Cruz - FM

NOTICIÁRIO POLICIAL


Ibama notifica madeireiras da região por suspeita de comércio ilegal de madeiras da Amazônia

08/10/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Durante uma operação realizada pelo Ibama nesta quarta-feira (6), 21 madeireiras em Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis e Sete Lagoas foram notificadas por irregularidades no lançamento dos chamados "créditos de madeira", sistema que controla a origem e o destino de toda madeira nativa comercializada. 

Suspeita-se que as empresas mineiras mantêm irregularmente os créditos de madeira acima dos níveis devidos em seus sistemas, o que pode facilitar a chegada de madeira ilegal da Amazônia ao estado. 

Um crédito de madeira é emitido sempre que as mercadorias são transportadas. É uma forma de controlar a origem do produto para evitar o desmatamento ilegal. Conforme a madeira é vendida, esse credito é repassado de consumidor para consumidor, junto com madeira física, até o destino final. 

Durante a operação, os fiscais encontraram cerca de 95 milhões de metros cúbicos de madeira e carvão nativo. Além disso, de acordo com a fiscalização, as madeireiras notificadas devem apresentar um laudo informando a quantidade de madeira em estoque, para que o Ibama verifique os créditos adicionais declarados em cada sistema. O excesso de crédito é ilegal.

O Instituto Estadual de Florestas anunciou que apenas o sistema utilizado em Minas Gerais está integrado ao sistema de documentação de origem florestal e firmou acordo de cooperação para utilização do sistema nacional de controle de origem de produtos florestais para controle de produtos de espécies nativas no estado. 

Em resumo, o Sistema de Controle da Atividade Florestal (CAF) é de uso exclusivo do estado, mas está interligado ao sistema nacional por meio de serviços de rede.

Fonte:setelagoasnoticias.com.br

Foto: Ilustrativa




Veja também



Início  4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis