Rádio Santa Cruz - FM

NOTICIÁRIO POLICIAL


Receita Estadual descobre quadrilha que agia em NOVA SERRANA que criou 1.300 MEIs para sonegar ICMS

16/10/2021

Um grupo criminoso especializado em sonegação fiscal foi descoberto e entrou na mira da Receita Estadual de Minas Gerais. A quadrilha, que agia em Nova Serrana e Moema, cidades localizadas na região Oeste, teria criado ao menos 1.300 MEIs (microempreendedores individuais) para sonegar impostos, especialmente o ICMS.

Nesta quinta-feira (14), após determinação judicial, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos para desmantelar o complexo esquema ilegal. Batizada de “Tição de Lolau”, a operação teve origem em uma investigação sobre o tráfico de drogas.

No decorrer das apurações, foi identificado que o grupo criminoso também atuava na sonegação fiscal. “As buscas e apreensões visam desmontar a quadrilha e enfrentar cada um dos departamentos do crime em que se especializaram”, informou a Receita.

O órgão explicou que a quadrilha utilizava dados cadastrais de terceiros – “laranjas” – para a abertura de Inscrição Estadual e registro irregular de microempreendedores individuais. Assim, o bando conseguiu emitir documentos fiscais de vários tipos de mercadorias sem o recolhimento do imposto, dado o benefício da isenção fiscal concedida aos MEIs.

Para isso, o grupo criminoso pagava uma comissão aos participantes do esquema. O valor da fraude ainda está sendo apurado. O nome da operação, “Tição de Lolau”, faz referência ao personagem mítico que atuou em um dos trabalhos de Hércules ensinando o mitológico herói a cauterizar as cabeças decepadas de um monstro que enfrentou, para que não nascessem outras no lugar. A ação foi desenvolvida em parceria com o Ministério Público e as polícias Civil e Militar.

Fonte: Jornal O Popular de Nova Serrana
Foto: Receita Estadual / Divulgação




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis