Rádio Santa Cruz - FM

NOTICIÁRIO POLICIAL


Quadrilha especializada na prática de golpes de estelionato e lavagem de dinheiro em MG é desarticulada

11/11/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos pela Polícia Federal e Receita Federal, nesta quinta-feira (11), na Operação "Octanagem". O objetivo é desarticular uma quadrilha especializada na prática de golpes de estelionato e lavagem de dinheiro. O grupo criminoso investigado tem sedes em Divinópolis, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Lauro de Freitas (BA).

De acordo com a Receita Federal, foram expedidos 13 mandados de prisão temporária, 14 de busca e apreensão e ordens judiciais de sequestro e indisponibilidade de bens de 47 pessoas físicas e jurídicas que são investigadas. Até o momento, duas pessoas foram presas e dois carros de luxo apreendidos em um condomínio no Centro de Divinópolis.

Ainda conforme o órgão, o grupo teria causado prejuízo de mais de R$ 12 milhões às instituições financeiras Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco do Brasil, Banco Santander e Banco Bradesco. As investigações foram iniciadas em julho de 2020 após a Interpol identificar a quadrilha responsável pela expedição de documentos federais e estaduais ideologicamente falsos em Minas Gerais.

Segundo a Receita Federal, a partir do uso de identidades, carteiras de habilitação e CPF, a quadrilha "praticou fraudes contra instituições financeiras e posteriormente passou a 'lavar' o dinheiro, obtido ilicitamente, em uma rede de aproximadamente 30 postos de combustíveis". No trabalho investigativo realizado pela PF, com auxílio da Receita Federal, foi possível identificar e qualificar os usuários dos documentos, ideologicamente falsos, expedidos em nome de 47 pessoas físicas e posteriormente utilizados em alterações contratuais de 38 empresas registradas nas juntas comerciais de Minas Gerais e Bahia.

"Esta rede possui grande atuação na região centro-oeste mineira e no mercado imobiliário dos estados de Minas Gerais e Bahia", acrescentou a Receita Federal em divulgação. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Após o término da operação, eles serão encaminhados ao presídio onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

Fonte: G1 Centro-Oeste
Foto: Receita Federal/Divulgação




Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis