Rádio Santa Cruz - FM

NOTICIÁRIO POLICIAL


Golpe usa fatura falsa para distribuir vírus bancário

30/07/2022

Faturas falsas da Vivo têm sido usadas por cibercriminosos para distribuir o trojan Grandoreiro, que pode roubar dados bancários das vítimas. O documento chega por e-mail e inclui um arquivo em formato zip: se ele for baixado, pode contaminar o dispositivo. Os golpistas alteram o remetente para um endereço de e-mail oficial da Vivo.

Além disso, o design da mensagem é semelhante ao usado pela operadora. O alerta da prática é da especialista em cibersegurança Eset. 
O documento avisa que o pagamento da conta deve ser feito no mesmo dia do recebimento. Isso induz as vítimas a baixarem o arquivo sem fazer verificações mais detalhadas.

Quando o consumidor clica no link para baixar a fatura, é direcionado a um site falso para fazer o download do arquivo. Se executar o instalador, o trojan será instalado no dispositivo e entrará em ação — a vítima não verá mais nenhuma janela ou mensagem. 
O malware, então, passará a buscar dados financeiros de serviços e sites acessados.

A principal dica é: desconfie sempre. As cobranças enviadas pelas operadoras vêm em formato PDF, não zip. Em geral, elas informam qual senha deve ser usada para ter acesso ao documento, mas não é necessário extrair arquivos nem clicar em executáveis.

É importante, ainda, prestar atenção ao remetente da mensagem. Além disso, passe o mouse por cima do botão existente no documento — mas jamais clique nele — para verificar a que domínio está vinculado. 

Sempre que ficar em dúvida sobre uma comunicação recebida, entre em contato com a operadora por meio dos canais oficiais da empresa. Os atendentes da companhia vão poder informar se a mensagem é legítima.

Fonte: itatiaia.com.br
Foto Ilustrativa: cobain86/piuxabay.com




Veja também



Início  289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis