Um ônibus com placas de identificação falsas foi interditado na tarde de quinta-feira (22), na BR-381, em Oliveira. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus foi abordado durante uma operação de combate à falsificação de veículos no trecho.
Os passageiros que saíram de Belo Horizonte e seguiam com destino a São Paulo, foram transferidos para outro veículo e prosseguiram a viagem. O ônibus foi encaminhado a um pátio credenciado. A abordagem ocorreu após os policiais verificarem que o veículo utilizava placas clonadas de outro ônibus semelhante, licenciado na capital Belo Horizonte.
Após uma fiscalização minuciosa nos elementos de identificação veicular, foram constatadas possíveis adulterações na numeração do chassi e também foi descoberto que o ônibus é licenciado originalmente no município de Barra dos Garças, no Mato Grosso. Além disso, o ônibus tem diversas restrições judiciais por parte do Tribunal Regional do Trabalho e não tinha licenciamento, o que impede a circulação.
Segundo a PRF, a utilização das placas falsas configura uma fraude para burlar o Sistema on-line de restrição judicial de veículos, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma vez que a empresa proprietária do veículo tem processos trabalhistas e teve a restrição inserida no veículo, cujo valor aproximado é de R$ 700 mil.
Por g1 Centro-Oeste de Minas
Foto: PRF/Divulgação