O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.
Ações preventivas e repressivas vêm sendo desenvolvidas pelos militares da 19ª Cia PM Independente, com Blitz de Trânsito e a Operação Lei Seca. Os condutores de veículos são abordados, devidamente orientados e quando necessário advertidos e autuados.
No fim de semana aconteceram diversas abordagens de motociclistas na cidade, sendo que algumas motocicletas irregulares foram apreendidas, além de inúmeras ocorrências envolvendo bicicletas motorizadas, onde seus condutores em sua maioria são adolescentes e jovens que não possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou ACC (Autorização Para Conduzir Ciclomotor) , mesmo assim se aventuram no trânsito com seus veículos gerando perigo para si e para os demais usuários das vias.
A Polícia Militar segue realizando ações e operações desta natureza para garantir uma melhor fluidez e segurança no trânsito da população de Pará de Minas e região.
Foto: Policia Militar de Pará de Minas/Divulgação