A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou, nesta quinta-feira (10), para um novo golpe no qual criminosos se passam por investigadores e fingem que agências bancárias estão sob suspeita para enganar clientes e obter dinheiro de forma fraudulenta.
Segundo a entidade, o esquema funciona por meio de ligações telefônicas, nas quais os golpistas afirmam que a agência ou o gerente responsável pela conta do cliente estaria sob investigação.
Para dar credibilidade à fraude, os criminosos chegam a enviar boletins de ocorrência falsos e, em seguida, orientam as vítimas a transferirem o saldo para contas indicadas, sob a justificativa de “proteção” dos valores enquanto dura a suposta investigação.
A Febraban esclareceu que, em situações reais, bancos e autoridades nunca pedem que clientes realizem transações financeiras, nem solicitam dados pessoais ou senhas durante contatos telefônicos.
“Receber este tipo de ligação é sinal claro de golpe. Interrompa o contato e busque esclarecimentos diretamente com o banco, nos canais oficiais”, orienta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
A Federação ainda destacou que não mantém relação direta com clientes e que o uso indevido do nome da entidade é parte da estratégia dos criminosos para validar a fraude.
Foto Ilustrativa: Reprodução Peggy_Marco (pixabay.com)