Na manhã desta quinta-feira (5/12), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de desmantelar um esquema ilegal de rifas realizadas por meio de plataformas online. A ação foi resultado de investigações sobre a promoção de rifas fraudulentas e lavagem de dinheiro.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, a Polícia Civil apreendeu dois veículos, que estavam sendo sorteados na rifa, e um celular utilizado nas operações ilegais. As ordens judiciais foram cumpridas na residência de uma mulher de 26 anos, suspeita de comandar o esquema. Ela oferecia rifas e sorteios de produtos em plataformas digitais, onde, segundo levantamentos, as premiações eram fraudulentas.
Em uma das redes sociais investigadas, a mulher possuía mais de um milhão de seguidores, o que indica o alcance considerável da fraude. Além disso, a Polícia Civil identificou um grande número de supostos ganhadores concentrados em um município do interior de Minas Gerais, e constatou a não transferência de propriedade dos bens sorteados. Também foram encontrados indícios de ausência de qualquer mecanismo de controle ou auditoria nos sorteios.
As investigações continuam sob a coordenação do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccf), que agora busca identificar mais envolvidos e desarticular completamente o esquema criminoso.
Foto: PCMG