Em uma operação de combate a organizações criminosas atuantes em Minas Gerais, a Polícia Civil prendeu em flagrante dois homens, de 25 e 40 anos, na cidade de Itaúna, na região Centro-Oeste do estado, na segunda-feira (30). A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).
Durante a operação, os policiais apreenderam 1.884 barras de maconha prensada, totalizando 1.385 quilos da droga. Também foram recolhidos um caminhão, um carro, três celulares e uma placa clonada.
Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. A investigação foi conduzida pela 1ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com base em trabalho de inteligência que identificou a possível chegada de uma grande carga de entorpecentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O endereço monitorado era uma oficina que funcionava como mecânica e lava a jato. No local, os policiais flagraram movimentações suspeitas envolvendo um caminhão e um carro. Ao se aproximarem, observaram os suspeitos manuseando tabletes de droga e os armazenando no compartimento de carga do caminhão.
Durante a abordagem, os investigadores também constataram que os suspeitos desmontavam partes de um rolo compactador que escondia, em fundos falsos, parte da droga a ser transportada. A maior parte dos entorpecentes já havia sido retirada da estrutura do maquinário e colocada no caminhão.
Em vistoria ao veículo, foi confirmada a adulteração dos sinais identificadores, caracterizando que se tratava de um caminhão clonado. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e o destino final da droga.
Foto: Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)