A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) apreenderam cerca de 600 quilos de fios de cobre e prenderam dez pessoas em flagrante durante a segunda fase da Operação Circuito Fechado, realizada ao longo do mês de setembro em aproximadamente 80 cidades do estado.
A ação teve como foco o combate à receptação e comércio ilegal de fios de cobre e outros materiais metálicos. O objetivo principal da operação é desarticular redes criminosas, reduzir furtos qualificados e proteger a infraestrutura urbana e serviços essenciais, como energia elétrica, telefonia e iluminação pública. Durante a operação, foram fiscalizados 434 estabelecimentos comerciais, 715 veículos e cerca de 870 pessoas foram abordadas.
A iniciativa contou com o apoio de fiscais municipais e da vigilância sanitária. Dos 252 locais vistoriados ligados à compra e venda de materiais recicláveis, apenas 87 estavam regularmente licenciados. Outros 165 foram autuados por irregularidades diversas. A primeira fase da Operação Circuito Fechado, realizada entre junho e julho, resultou na apreensão de 220 quilos de fios de cobre, prisão de duas pessoas em flagrante e diversas autuações por descumprimento de normas de segurança.
Foto Ilustrativa: Polícia Civil (PCMG)