O secretário de Meio Ambiente de Pará de Minas, Kenede Reis, afirmou que todos os recentes incêndios de grandes proporções na cidade foram provocados. Segundo ele, não há indícios de que os focos tenham sido causados por fatores naturais ou climáticos.
Nas últimas semanas, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente têm trabalhado intensamente para conter as chamas em áreas de vegetação. Em alguns casos, enquanto um incêndio era controlado, outro surgia logo ao lado, o que reforça a suspeita de ação criminosa.
Entre os locais atingidos estão a Serra de Santa Cruz, o Cristo Redentor e o bairro Vila Raquel, que registraram focos quase simultâneos, com poucas horas de diferença entre eles.
O secretário lamentou a irresponsabilidade e a maldade de quem pratica esse tipo de crime, lembrando que além dos danos ambientais, o fogo coloca em risco a vida de moradores e dos profissionais que atuam no combate às chamas.
Kenede Reis fez um alerta direto aos autores: “Essas atitudes são criminosas e terão consequências. A cidade não vai tolerar quem destrói o meio ambiente e coloca vidas em perigo.”
Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM