A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluíram a segunda fase da “Operação Circuito Fechado”, realizada entre setembro e outubro no interior do estado, com foco no combate à receptação e ao comércio ilegal de fios de cobre e outros materiais metálicos.
De acordo com a PM, a ação resultou na apreensão de cerca de 1,4 tonelada de fios de cobre, equivalente a quase 17 mil metros de material, além da prisão de 25 pessoas, sendo 22 em flagrante e três por mandado de prisão. A operação incluiu fiscalização de estabelecimentos suspeitos, abordagens a pessoas e veículos e a verificação de depósitos e ferros-velhos.
Também contou com o apoio de fiscais municipais e da Vigilância Sanitária. Segundo a PM, os alvos foram definidos a partir de levantamentos das agências de inteligência da corporação, que avaliaram o impacto desse tipo de crime na infraestrutura urbana e nos serviços essenciais.
As prisões ocorreram em diversas cidades, incluindo Arcos, Uberaba, Ipatinga, Uberlândia, Ponte Nova, Divinópolis, Araguari, Barbacena, Boa Esperança, Carmo do Paranaíba, Corinto, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, Poços de Caldas, São Lourenço, Três Marias, Abaeté, Patrocínio e João Monlevade.
Foto Ilustrativa: Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)