O governo do Paraná encaminhou, em regime de urgência, um projeto de lei à Assembleia Legislativa que prevê o pagamento de R$ 50 mil por família atingida pelos estragos do tornado que deixou seis pessoas mortas na última sexta-feira, dia 7 de novembro. O fenômeno natural devastou cidades do interior do estado e reacende o alerta para os efeitos do aquecimento global.
De acordo com as autoridades, cinco vítimas morreram em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% da área urbana foi destruída, e uma em Guarapuava. O projeto do governo altera a lei do Fundo Estadual para Calamidades Públicas, permitindo que o auxílio seja pago de forma mais rápida às famílias afetadas.
Enquanto isso, os reflexos do clima extremo também foram sentidos em Minas Gerais. Uma árvore caiu e interditou a BR-352, próximo a Onça de Pitangui, na noite deste sábado (9), após fortes ventos e chuva intensa.
O Corpo de Bombeiros de Pará de Minas foi acionado e realizou a retirada da árvore em tempo hábil, evitando acidentes graves. Houve ainda pequenos deslizamentos e galhos espalhados pela pista entre as cidades de Perdigão e Araújos, mas o trânsito já foi normalizado.
As autoridades reforçam o alerta para que motoristas e moradores redobrem a atenção durante o período de instabilidade climática que vem atingindo diversas regiões do país.
Foto: 2ªCia/10ºBBM - Pará de Minas (@bombeiros.parademinas)