A Polícia Militar de Meio Ambiente realiza, entre esta segunda-feira (15) e sexta-feira (20), uma operação de prevenção e repressão qualificada no Rio São Francisco e no Lago de Furnas, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A ação contempla trechos dos municípios de Iguatama, Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata, Moema, Formiga e Pimenta.
O policiamento é realizado de forma embarcada e desembarcada, com patrulhamento contínuo ao longo do leito dos recursos hídricos e em suas margens. O principal objetivo da operação é garantir a proteção ambiental durante o período da piracema, fase fundamental para a reprodução das espécies de peixes. Além do combate a crimes ambientais, como a pesca irregular, a operação também prioriza a segurança de ribeirinhos e produtores rurais.
Equipes terrestres reforçam o patrulhamento nas comunidades próximas aos rios e lagos, ampliando a presença policial e a sensação de segurança no meio rural. Para a execução da ação, foram mobilizados 12 militares, cinco viaturas e três embarcações, possibilitando maior alcance e fiscalização, inclusive em áreas de difícil acesso.