Quatro homens fugiram do sistema prisional de Minas Gerais após apresentarem alvarás de soltura falsificados. A fraude permitiu que os detentos deixassem a unidade pela porta da frente. Até a manhã desta terça-feira (23), um dos fugitivos já havia sido localizado e preso. Os presos estavam detidos no Ceresp Gameleira desde o dia 10 de dezembro.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a fuga foi resultado de uma ação coordenada por um hacker que já se encontrava preso, suspeito de invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Segundo as investigações, o hacker conseguiu deixar a unidade prisional utilizando um documento judicial fraudulento e, posteriormente, teria favorecido outros detentos com o mesmo esquema.
O Tribunal de Justiça informou que todas as ordens judiciais falsas foram identificadas e canceladas em menos de 24 horas após a emissão. O Tribunal também comunicou que já expediu mandados de prisão contra os envolvidos, que passaram a ser considerados foragidos da Justiça. As forças de segurança estaduais e federais foram acionadas para intensificar as buscas e garantir a recaptura dos fugitivos.