Rádio Santa Cruz - FM

NOTICIÁRIO POLICIAL


Polícia Civil deflagra 2ª fase da Operação contra receptação de cabos furtados

13/02/2026

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou, a segunda fase da operação Cuprum, que combate a receptação qualificada de cabos e materiais metálicos furtados de empresas de telefonia e energia elétrica. A ação teve como alvo principal os receptadores e financiadores dos furtos, considerados o motor econômico do esquema criminoso.

Coordenada pela 4ª Delegacia de Polícia em Contagem, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Contagem, Betim e em Belo Horizonte, resultando em duas prisões em flagrante. Dez pessoas, entre 30 e 59 anos — em sua maioria proprietários de ferros-velhos e galpões de reciclagem — são investigadas.

As investigações começaram em julho de 2023, após uma série de furtos de cabos de cobre que causaram prejuízos a prédios públicos e interrupções de energia e telecomunicações. A apuração revelou uma rede estruturada de negociação e reciclagem ilegal de metais, que teria movimentado cerca de R$ 34 milhões em dois anos.

Por decisão judicial, valores foram bloqueados, 13 veículos sofreram restrições e medidas cautelares foram impostas aos investigados. Durante as buscas, foram apreendidos metais de origem ilícita, celulares, documentos, joias e munições. Um suspeito foi preso por posse ilegal de munição e liberado após fiança; outro foi detido por receptação qualificada.

A operação mobilizou 32 policiais civis, e novas fases já estão previstas. O nome “Cuprum” faz referência ao termo em latim para cobre, principal material envolvido no esquema criminoso.

Foto: Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  969 970 971 972 973 974 975 976 977 978 979 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis