Atlas da Violência mostra Pará de Minas como a cidade com maior taxa de homicídios no Centro-Oeste mineiro
26/05/2026
Os números apresentados no Atlas da Violência surpreenderam a população de Pará de Minas e as próprias autoridades, colocando o município na liderança da taxa de homicídios na região Centro-Oeste de Minas.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Pará de Minas lidera a região por causa dos 20 homicídios registrados ao longo de um ano o que representa 19,6 mortes para cada 100 mil habitantes.
O levantamento é de 2024, mas foi divulgado agora, sendo realizado através de dados obtidos junto ao Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
O município de Nova Serrana aparece em segundo lugar, com 19 homicídios e uma taxa de 16,8 mortes para cada 100 mil habitantes. E a cidade de Itaúna vem logo atrás, em terceiro lugar, com 14 homicídios e uma taxa de 13,7 mortes para cada 100 mil habitantes.
Por sua vez, a cidade de Divinópolis, que é a maior da região, apareceu no Atlas da Violência com 8,3 homicídios.
Agora, em nível estadual, Minas Gerais aparece no grupo dos estados menos violentos do Brasil, no quesito homicídios. Junto com MInas, estão São Paulo e Santa Catarina.
E entre os estados mais violentos, destaque para Amapá, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Ceará.
Foto Ilustrativa: Reprodução stevepb (pixabay.com)
Clique nas fotos para ampliar
Veja também
- 16/09/2026 - Homem em situação de rua é preso após furtar bolsa com celular e dinheiro no bairro São José
- 16/09/2026 - Ônibus invade pista contrária, bate em dois veículos e motorista morre na BR-381, em Itatiaiuçu
- 16/09/2026 - PRF apreende 47 quilos de cocaína e dinheiro na BR-262, em Juatuba. Motorista foi preso
- 16/09/2026 - PM apreende mais de 1.800 pedras de crack, cocaína, maconha e ecstasy em Nova Serrana; suspeito tentou fugir
- 16/09/2026 - Carro bate em barranco, roda na MG-050 e deixa três feridos em Divinópolis
- 16/09/2026 - Caminhão bate na traseira de caminhonete em praça de pedágio e deixa motorista ferido em Itaúna
- 16/09/2026 - Família faz apelo por doação de sangue para o médico que ficou gravemente ferido na BR-352
- 14/09/2026 - Rua cede e deixa caminhão carregado de tijolos com rodas dianteiras suspensas no bairro JK, em Pará de Minas
- 14/09/2026 - Homem é preso após espancar companheira e filho durante violência doméstica em Nova Serrana
- 14/09/2026 - Duas crianças, de 5 e 8 anos, ficam feridas após carro capotar em ribanceira na MG-050, em Itaúna
- 14/09/2026 - Carro sai da pista na BR-352, entre Pitangui e Pará de Minas, e ocupantes escapam ilesos
- 14/09/2026 - Corpo de homem em avançado estado de decomposição é encontrado em área de mata em Nova Serrana